CORTE DE ERVAS
14-JUL-2023

O Município de Lagoa vem por este meio esclarecer que, desde novembro de 2022, deixou de aplicar herbicida no controlo das ervas daninhas nos passeios e espaços públicos, medida essa que se pretende manter em vigor durante pelo menos 3 anos.
Ciente da importância que a questão da aplicação de herbicidas, nomeadamente do Glifosato, tem para o meio ambiente e, apesar dos herbicidas que têm vindo a ser utilizados nos últimos anos no concelho serem devidamente autorizados e com potencial tóxico muito baixo, o Município de Lagoa decidiu proceder a um período experimental de 3 anos onde não realizará a aplicação de qualquer herbicida no controlo das ervas daninhas nos passeios e espaços públicos do concelho, salvaguardando desta forma o ambiente e o bem-estar animal.
Esta medida faz com que haja um maior esforço financeiro por parte do Município, e a utilização de mais meios humanos por parte da empresa contratada, exigindo que o controlo das ervas daninhas seja realizado sem aplicação de herbicida e com o reforço significativo das equipas responsáveis pelo corte mecânico e manual em todo o concelho, bem como das frequências de corte em zonas urbanas.
Desta forma encontram-se no concelho duas equipas de corte mecânico e manual, constituídas por um total de 16 operacionais, uma em zona urbana e outra em zona rural, que garantem o corte de ervas, pelo menos, 6 vezes em espaço urbano e 4 vezes em espaço rural.
Este método de trabalho é mais exigente, moroso, dispendioso e com resultados de curto prazo. Não existindo aplicação de meios químicos de controlo destes infestantes, as ervas daninhas crescem com maior rapidez e em poucos dias após o seu corte, sendo que dificilmente serão eliminadas por completo.
Desta forma, apela-se a todos os munícipes que sejam compreensíveis quando verificarem ervas nas bermas e nos passeios, pois o seu corte será realizado com frequência e rapidamente as equipas de corte passarão novamente por cada local.
Juntos, por um concelho cada vez mais amigo do ambiente!